quarta-feira, 17 de junho de 2015

RESENHA: PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS - O LADRÃO DE RAIOS


Título: Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios
Original: Percy Jackson and the Olympians - The Lightning Thief
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Páginas: 400
Autor (a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca (2014 - Nova Edição)

Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. 
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Rick Riordan merece a posição de guerreiro aqui, no Bravura Literária.
Existem inúmeras resenhas dos livros da saga Percy Jackson e os Olimpianos, que diga-se de passagem é sua saga mais famosa. O que vou fazer aqui, não se trata exatamente de uma resenha, mas sim, de minhas mais sinceras opiniões sobre o primeiro livro de cinco que compõe a saga.
Confesso que assim como todos, odiei a adaptação cinematográfica, mesmo tendo assistido antes de ler o livro. Tive medo de comprar os livros e me arrepender. Foi quando eu vi as novas capas. Cara, as capas são tão maravilhosas, que fizeram minha lombriga literária pular alto no meu cérebro. Comprei os cinco livros por causa das capas.
Tive receio de lê-los e me arrepender. Dei as caras e peguei o primeiro livro.
Logo no primeiro capítulo, um aviso de Percy já me deixou extremamente ansioso para continuar a leitura.

"Olhe, eu não queria ser meio sangue.
Se você está lendo isto porque acha que é um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contaram sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal."

Uma das partes mais legais do livro, é quando o deus Poseidon reclama Percy como seu filho, fazendo assim aparecer em cima da cabeça de Percy, o tridente que marca o chalé destinado aos filhos do deus do mar.


Rick Riordan não deixou a desejar. A história é envolvente, possui alguns pontos engraçados(o próprio Percy fez muitas piadas que me arrancaram risos), sem contar que o livro é tão imprevisível que você chega a pensar que o que fizeram com o filme foi um final alternativo. 
As batalhas são descritas de uma forma simples, que permite uma facilidade na construção do cenário em nossas mentes.
A narrativa é um pouco acelerada em alguns pontos do livro, mas nada demais.
Aconselho a você, que ainda não leu o livro, que leia. Não será perda de tempo.

Avaliação: 


Pontos Fracos: Erros de pontuação. O pessoal da revisão devia ter prestado um pouco mais de atenção na hora de pontuar o texto.

Pontos Fortes: História imprevisível. Rick escreve de um modo fácil, o que torna a leitura ainda mais gostosa.

Bom, como primeira "resenha" do Bravura Literária, é isso que eu trago para vocês. Espero que tenham gostado!!

Odhinn Blessadur!

4 comentários:

  1. Eu adoro essa série. Acho incrível como o Rick consegue escrever para um público - o infantojuvenil - e ainda agradar os adultos. Não sei se vc percebeu, ou se estou confundindo com algum outro livro da série ou livros da outra série, mas o Rick faz diversas indiretas que só adultos entendem.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cassiana!
    Também adorei a série e o modo como o Rick escreve. Ele nos transporta para o acampamento meio-sangue com uma facilidade incrível haha.
    Também percebi as indiretinhas no decorrer dos livros.
    Espero que tenha curtido minha resenha, mais estão por vir :D

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Comprei toda a saga do Percy Jackson quando vi uma promoção imperdível. Fui surpreendida. A leitura é super gostosa e flui maravilhosamente bem. Adorei a escrita do Rick.
    Não assisti aos filmes ainda. Quando gosto muito de um livro, tenho um certo receio em assistir a adaptação, pois sei que a chance de decepção é grande!
    Adorei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li os cinco livros em uma única semana, Jaqueline! Rick escreve muito bem e de um jeito super agradável.
      Essa "resenha" tá horrível! HAUHAUAUHAUHAUHUA

      Abraços!!

      Excluir