domingo, 13 de setembro de 2015

RESENHA: MISTBORN - O IMPÉRIO FINAL

Título: O Império Final
Série: Mistborn #1
Páginas: 608
Autor (a): Brandon Sanderson
Editora: LeYa (2014)

Sinopse: Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou... Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa - classe social inferior -, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma - uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.

Mistborn - O Império Final, é o primeiro livro de uma trilogia escrita pelo autor Brandon Sanderson. Após muito ouvir falar sobre o livro, decidi tirá-lo da estante e iniciar a leitura. Confesso que foi uma das melhores leituras da minha vida!

Na cidade cinzenta de Luthadel, onde governa o Senhor Soberano e as pessoas são divididas entre Nobres (controladores da economia de Luthadel) e Skaa (camponeses, muitas das vezes escravos que sofrem com os maltratos de seus senhores), conhecemos Kelsier, um ladrão muito experiente que escapou da morte há alguns anos e que agora está decidido a derrubar o Império Final e acabar de vez com o Senhor Soberano.

Kelsier e Vin

A cidade de Luthadel sofre com as cinzas que caem como flocos de neve durante todo o dia, deixando desse modo as residências e plantações com uma coloração escura. À noite as brumas tomam conta da cidade, causando temor na maioria dos moradores.

Brisa, Yeden, Ham, Dockson, Marsh, Trevo, Fantasma e Sazed são os membros da gangue de Kelsier, e cada um deles possui uma habilidade alomântica distinta. Vin, uma garota das ruas que é dotada de um imenso poder, é inserida ao grupo, e cada um dos membros que possui poder alomântico irá ajudá-la a treinar seus poderes.
Kelsier, Dockson, Ham, Yeden, Brisa, Trevo
"Sempre há outro segredo. Palavras de Kelsier."

O Império Final foi o primeiro livro do autor Brandon Sanderson que eu li, e confesso que já fiquei fascinado com o modo como o autor conseguiu criar uma das melhores histórias que eu já li na minha vida.

Brandon criou dois sistemas de magia que são fenomenais! De um lado temos a Alomancia, um tipo de magia que permite com que algumas pessoas consigam "queimar" metais dentro do próprio corpo, conseguindo assim algum tipo de habilidade temporária, como por exemplo: aprimorar os sentidos, aumentar a força, "puxar" e "empurrar" outros metais, e muitas outras habilidades.

Pessoas que somente conseguem "queimar" um tipo de metal são chamadas de Brumosos, algumas outras pessoas conseguem "queimar" todos os metais, recebendo assim o nome de Nascidos das Brumas

Além da alomancia, somos apresentados também a Feruquemia. As duas formas de magia são semelhantes, exceto pelo modo de como os metais são usados. Enquanto na alomancia as pessoas extraem seus poderes do metal, na feruquemia elas "guardam" seus poderes em metais, para que assim possam usá-los depois.

Brandon Sanderson escreve de uma maneira rápida, com uma linguagem de fácil entendimento, tornando desse modo a narrativa bem fluída.

O autor detalhou com perfeição cada uma das partes de ação, cada um dos cenários e cada uma das criaturas que foram sendo apresentadas no decorrer da trama.

A política abordada é excelente e essencial para o desfecho do primeiro livro da trilogia.

No início de cada capítulo temos alguns trechos de uma história que serão meio confusos no começo. Uma dica: não pulem esses trechos, leiam todos eles atentamente, pois futuramente eles se encaixarão.

Com uma capa altamente chamativa, uma belíssima diagramação e um excelente enredo, Mistborn é altamente recomendado aos fãs de fantasia!

Avaliação:

 

  • O Império Final - #1
  • O Poço da Ascensão - #2
  • O Herói das Eras - #3






10 comentários:

  1. Por enquanto O Império Final é meu livro favorito do gênero dentre os que li. Tomara que lancem uma outra série do Brandon Sanderson por aqui, que muitos acham até melhor que Mistborn.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Império Final foi simplesmente épico, Maurilei. Também quero ver as caras de The Stormlight Archive por aqui haha.
      Abraços!

      Excluir
  2. Mistborn é muito bom, no começo parece ser uma história muito simples, com um grupo de ladrões querendo derrubar um tirano, mas depois se mostra muito mais que isso. Abraço!

    http://desbravandolivros.blogspot.com/2014/07/resenha-o-imperio-final-brandon.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se mostra muito mais que isso, e Kelsier se mostra um dos melhores personagens já criados!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Depois deste blog fiquei muito angustiado por não ter livros de fantasia na minha estante para ler. Será que há algum site com promoções do gênero, noto que são bens mais carinhos que os outros, acho que isso é porque são bem maiores ha ha.
    A resenha ficou ótima.

    http://devoradores2livros.blogspot.com.br/

    Um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direto o Submarino e a Americanas disponibilazam esses livros por preços muito bons! Dê uma chance à Fantasia. Garanto que depois que embarcar nesse mundo nunca mais sairá!

      Abraço!

      Excluir
  4. Viva,

    Os livros seguintes vão manter o nível, por cá já publicaram a primeira parte do 3 livro da versão orginal (O Heroi das Eras) e quanto a mim foi o melhor :)

    Belas surpresas que ainda tens pela frente :D

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô na ansiedade pra ler os livros seguintes, Fiacha, mas vou esperar lançarem O Heróis das Eras por aqui antes hahahahaha.

      Abração!

      Excluir
  5. Bah curti mesmo. Cada vez mais motivos para ler. Vou dar um gás para ver se chego a tempo da leitura conjunta do Poço da Ascenção!! \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o quanto antes! É um livro que merece e deve ser lido por todo fã de literatura fantástica. Prepare-se para amar os personagens e sofrer junto com eles. Brandon é um mestre da fantasia!

      Abração! Volte sempre por aqui!!

      Excluir