quarta-feira, 30 de setembro de 2015

RESENHA: PRINCE OF THORNS



Título: Prince of Thorns
Série: Trilogia dos Espinhos #1
Páginas: 360
Autor (a): Mark Lawrence
Editora: DarkSide Books (2013)

Sinopse: "Tem início a Trilogia dos Espinhos!
Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família nem fugir do horror. Jogado à própria sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma.
O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram."

terça-feira, 29 de setembro de 2015

ALTERAÇÕES NO DESIGN DO BLOG #2

E aí, galera! Tudo bom com vocês?

Como já devem ter percebido, mudei o banner do blog com a ajuda da desenhista Danielle Pioli (FanPage aqui).
A artista desenvolveu um personagem inspirado em mim e em meus gostos, misturando fantasia, história e sci-fi. Gostaria de saber de vocês, leitores do Bravura Literária, se aprovaram a mudança. Críticas serão muito bem-vindas!

Paladino Viking Bardo Jedi

Até a próxima, galera! Provavelmente teremos resenha mais tarde, se a energia não acabar novamente.

sábado, 19 de setembro de 2015

RESENHA: O TRONO DE DIAMANTE

Título: O Trono de Diamante
Série: Elenium #1
Páginas: 408
Autor (a): David Eddings
Editora: Aleph (2015)

Sinopse: "Após dez anos de exílio, Sir Sparhawk, cavaleiro da Ordem Pandion, retorna a Elenia e encontra sua terra natal imersa em sombras. O inescrupuloso Annias, primado da Igreja e membro do Conselho Real, manipula o débil príncipe regente para governar de fato, visando seus próprios interesses. A legítima soberana, Ehlana, acometida por uma estranha doença, jaz adormecida em seu trono, protegida por uma barreira de cristal. Graças a um poderoso feitiço, seu coração ainda pulsa, mas ela não resistirá a menos que uma cura seja encontrada antes que transcorra um ano. Sparhawk parte, então, em uma busca obstinada para salvar sua rainha e seu reino, travando uma luta incessante contra o tempo, as autoridades vigentes e toda sorte de perigos reais e sobrenaturais. Nessa jornada de luz e sombras, ele contará com a ajuda de seus irmãos de armas, de seu escudeiro fiel, de uma feiticeira, de um jovem ladrão e de uma misteriosa menininha, cujas origens são desconhecidas."

domingo, 13 de setembro de 2015

RESENHA: MISTBORN - O IMPÉRIO FINAL

Título: O Império Final
Série: Mistborn #1
Páginas: 608
Autor (a): Brandon Sanderson
Editora: LeYa (2014)

Sinopse: Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou... Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa - classe social inferior -, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma - uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.

Mistborn - O Império Final, é o primeiro livro de uma trilogia escrita pelo autor Brandon Sanderson. Após muito ouvir falar sobre o livro, decidi tirá-lo da estante e iniciar a leitura. Confesso que foi uma das melhores leituras da minha vida!

Na cidade cinzenta de Luthadel, onde governa o Senhor Soberano e as pessoas são divididas entre Nobres (controladores da economia de Luthadel) e Skaa (camponeses, muitas das vezes escravos que sofrem com os maltratos de seus senhores), conhecemos Kelsier, um ladrão muito experiente que escapou da morte há alguns anos e que agora está decidido a derrubar o Império Final e acabar de vez com o Senhor Soberano.

Kelsier e Vin

A cidade de Luthadel sofre com as cinzas que caem como flocos de neve durante todo o dia, deixando desse modo as residências e plantações com uma coloração escura. À noite as brumas tomam conta da cidade, causando temor na maioria dos moradores.

Brisa, Yeden, Ham, Dockson, Marsh, Trevo, Fantasma e Sazed são os membros da gangue de Kelsier, e cada um deles possui uma habilidade alomântica distinta. Vin, uma garota das ruas que é dotada de um imenso poder, é inserida ao grupo, e cada um dos membros que possui poder alomântico irá ajudá-la a treinar seus poderes.
Kelsier, Dockson, Ham, Yeden, Brisa, Trevo
"Sempre há outro segredo. Palavras de Kelsier."

O Império Final foi o primeiro livro do autor Brandon Sanderson que eu li, e confesso que já fiquei fascinado com o modo como o autor conseguiu criar uma das melhores histórias que eu já li na minha vida.

Brandon criou dois sistemas de magia que são fenomenais! De um lado temos a Alomancia, um tipo de magia que permite com que algumas pessoas consigam "queimar" metais dentro do próprio corpo, conseguindo assim algum tipo de habilidade temporária, como por exemplo: aprimorar os sentidos, aumentar a força, "puxar" e "empurrar" outros metais, e muitas outras habilidades.

Pessoas que somente conseguem "queimar" um tipo de metal são chamadas de Brumosos, algumas outras pessoas conseguem "queimar" todos os metais, recebendo assim o nome de Nascidos das Brumas

Além da alomancia, somos apresentados também a Feruquemia. As duas formas de magia são semelhantes, exceto pelo modo de como os metais são usados. Enquanto na alomancia as pessoas extraem seus poderes do metal, na feruquemia elas "guardam" seus poderes em metais, para que assim possam usá-los depois.

Brandon Sanderson escreve de uma maneira rápida, com uma linguagem de fácil entendimento, tornando desse modo a narrativa bem fluída.

O autor detalhou com perfeição cada uma das partes de ação, cada um dos cenários e cada uma das criaturas que foram sendo apresentadas no decorrer da trama.

A política abordada é excelente e essencial para o desfecho do primeiro livro da trilogia.

No início de cada capítulo temos alguns trechos de uma história que serão meio confusos no começo. Uma dica: não pulem esses trechos, leiam todos eles atentamente, pois futuramente eles se encaixarão.

Com uma capa altamente chamativa, uma belíssima diagramação e um excelente enredo, Mistborn é altamente recomendado aos fãs de fantasia!

Avaliação:

 

  • O Império Final - #1
  • O Poço da Ascensão - #2
  • O Herói das Eras - #3






sábado, 5 de setembro de 2015

PRINCE OF FOOLS - LANÇAMENTOS #4

Boa tarde, galera!!

A editora DarkSide Books divulgou em suas redes sociais mais um lançamento! O lançamento dessa vez é mais uma obra do autor Mark Lawrence, o mesmo que escreveu a aclamada Trilogia dos Espinhos. Prince of Fools, é o primeiro livro da série A Guerra da Rainha Vermelha, uma das séries mais bem faladas fora do Brasil. A série se passará no mesmo universo da saga de Jorg Ancrath, um universo pós-apocalíptico de inspiração medieval.

Imagem cedida pela editora DarkSide Books

“Sou um mentiroso, um trapaceiro e um covarde, mas nunca, jamais, irei decepcionar um amigo. A menos que, para não decepcioná-lo, seja preciso demonstrar honestidade, jogo limpo ou bravura.” Assim se apresenta Jalan Kendeth, o neto da Rainha Vermelha e décimo na linha de sucessão ao trono. Um verdadeiro hedonista sem pretensões políticas, que se vê obrigado a abandonar sua boa vida após sofrer uma tentativa de assassinato. Para escapar, precisa se aliar a um perigoso guerreiro.
Mark Lawrence novamente cria um anti-herói irresistível. Por que mesmo estamos torcendo por eles? – é uma pergunta comum entre os cada vez mais numerosos leitores de suas aventuras. A resposta, certamente, está no talento com que o autor conduz seus personagens e narrativas. E desta vez, a violência e o rancor de Jorg Ancrath, da Trilogia dos Espinhos, é substituída pela astúcia e charme do Príncipe dos Tolos.

Imagem cedida pela editora DarkSide Books

A obra chega ao Brasil no dia 02 de Novembro de 2015 e eu já estou aguardando a pré-venda para adquirir o meu e participar de uma leitura conjunta organizada por um grupo do Facebook. Mark Lawrence participará dessa leitura conjunta conosco \o/!

Ansiosos?

Até a próxima!