terça-feira, 12 de janeiro de 2016

MELHORES E PIORES LEITURAS DE 2015

E aí, pessoal! Tudo bom com vocês?

Tá, eu sei que tô "meio" atrasado para fazer uma postagem com o balanço de Melhores/Piores leituras do ano catastrófico (talvez nem tão catastrófico assim para a literatura) de 2015, mas, por motivos técnicos, só estou tendo essa oportunidade agora.

Li muita coisa boa em 2015, mas também li algumas coisas que não me agradaram tanto assim, lembrando que eu criei o blog em Junho de 2015 e só resenhei as leituras desse mês adiante.

Vou deixar de blá-blá-blá e apontar logo as Melhores e Piores leituras de 2015. Que rufem os tambores!

Melhores Leituras:

  • 5° Lugar - A Crônica do Matador do Rei: Primeiro Dia - O Nome do Vento.
Com toda a certeza, esse foi um dos melhores livros que já li na minha vida. É um estilo nada convencional de fantasia, diferente de muita coisa que estamos acostumados, e essa inovação foi um dos motivos de eu ter gostado tanto desse livro.

Rothfuss escreve de maneira poética e construiu um dos melhores personagens que eu já li.

Bateu a curiosidade? Dá uma lida na resenha!






  • 4° Lugar - Mistborn - O Império Final.
A fama de Brandon Sanderson é extremamente merecida. Sério, gente. O cara é muito bom!

Criou um universo magnífico, criou personagens super carismáticos (Kelsier ♥), criou 2 sistemas de magia que são EXCELENTES e uma trama fantástica!

Leiam urgentemente esse livro. Resenha aqui.







  • 3° Lugar - Crônicas Saxônicas - O Último Reino.
Iniciando meu Top 3, começo com O Último Reino. Eu sempre havia tido vontade de ler essa série, mas só ficava na vontade. Após uma leitura conjunta em um grupo do Facebook, tomei vergonha na cara e comprei o livro 1.

Bernard Cornwell é um dos, se não o melhor, escritor de Ficção-histórica. O cara sabe muito bem como te introduzir numa batalha medieval, te transmitindo, por meio das palavras, a sensação de estar no meio de uma parede de escudos.

Leitura obrigatória para todo e qualquer fã de história. Confira a resenha aqui.





  • 2° Lugar - Ciclo das Trevas - O Protegido.
Lançado no primeiro semestre de 2015 pela editora DarkSide Books, O Protegido foi umas das melhores obras que eu já li.

Uma trama surpreendente, intrigante e completamente original. Foi a resenha mais gostosa de ser escrita.

Eu avaliei ele com 4 estrelas, pois tem uma lacuna na história que precisa ser preenchida, alguns personagens mereciam um maior destaque, mas, lendo algumas resenhas por aí, percebi que isso tudo é explicado nos livros seguintes da série.

Merece ser lido por todo fã de fantasia! Dá uma olhada na resenha.



  • 1° Lugar - It: A Coisa.
Primeiro livro que eu li Stephen King e já consegui notar o motivo da fama desse cara, que por muitos é considerado o Rei (não só por causa do nome).

1104 páginas de muito terror psicológico, lições de moral e passagens que nos fazem refletir sobre amizade, amor, confiança e etc.

It: A Coisa, merecia muito mais que 5 estrelas.

O melhor do ano, um dos melhores da vida. Comecei a gostar muito de Stephen King e pretendo ler todas, bom, quase todas as suas obras.

Resenha aqui.


Piores Leituras:

  • 5° Lugar - Crônicas de Blackwell - Lobos de Loki.
Essa capa é maravilhosa, o livro possui belíssimas ilustrações em seu interior, mas a história... a história deixa muito a desejar.

Considerado por alguns como o "Percy Jackson da mitologia nórdica", o livro passa longe de merecer esse título. A trama até que tem potencial, mas esse potencial não foi bem explorado pelas autoras.

A história se torna mais interessante nos últimos 3 capítulos, mas nada tão surpreendente.

Junta tudo isso e temos um livro de 2 estrelas. Resenha aqui.



  • 4° Lugar - Os Sete Reinos - O Rei Demônio.
É muito ruim? Não. Então qual o motivo de estar na lista de piores leituras?

Simples: ENCHEÇÃO DE LINGUIÇA TOTAL!

A premissa é boa, mas pra um livro que gira em torno da magia, eu acho que faltou magia.

3 estrelas, pois eu ainda vou dar uma chance pra sequência.

Resenha aqui.




  • 3° Lugar - Convergente.
Prevejo mimimi.

Bom, Convergente só não tá no topo da lista de piores do ano, pois eu gostei de Divergente e Insurgente.

Convergente é confuso. Os capítulos são divididos entre Tris e Tobias, só que é tudo muito igual! Eu tinha que voltar na primeira página do capítulo toda hora, pois não sabia se era ela ou ele que estavam falando!

A Tris me irritou do início ao fim do livro.

O final é o mais óbvio de todos. Não resenhei esse. 2 estrelas no Skoob.


  • 2° Lugar - Os Senhores dos Dinossauros.
Altas expectativas. Nenhuma atendida.

O nome do livro é "Os Senhores dos Dinossauros", mas os dinossauros, que deveriam ser coadjuvantes, acabaram se tornando meros figurantes na obra, não tendo o destaque que deveriam ter.

Confuso do começo até a metade. Foi uma leitura muito cansativa pra mim.

Victor, vamos melhorar isso aí, ok?

Resenha aqui.



  • 1° Lugar - Trilogia do Mago Negro - O Clã dos Magos.
O PIOR LIVRO QUE EU LI NO ANO PASSADO.

História fraca, narrativa confusa, personagens sem muita emoção, mais confusão, pouca ação, clímax razoável, mais confusão e enrolação. A meu ver, é nisso que se resume o primeiro volume da Trilogia do Mago Negro.

Melhora um pouco nos 2 livros seguintes, mas não indico a leitura.

Desculpa, Trudi, mas você cagou nessa trilogia.






Bom, é isso aí, pessoal! Esse foi o meu balanço de melhores e piores do ano de 2015. Li mais coisas, boas e ruins, mas nenhuma me tocou como essas que aqui foram citadas.

E quanto a vocês? Quais foram os melhores e os piores livros lidos em 2015? Deixe sua resposta aqui no comentários :)

Até a próxima!

17 comentários:

  1. Olá Phelipe!

    Curiosa essa sua lista em, das suas melhores leituras só li O Nome do Vento que é um favorito da minha vida também. Quero ler todos os demais. Já da lista das piores leituras, coloquei O Clã dos Magos pra minha meta desse ano, vamos ver o que acharei, O Rei Demônio tenho também mas ainda não tenho ideia de quando irei lê-lo, O Senhor dos Dinossauros eu quero ler e os outros nem quero chegar perto ainda mais pelo que você disse. hehe
    Gostei muito do post, abraços!

    Leitor Noturno e Coisas de Um Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Clã dos Magos é a maior decepção da vida huahahuauhhau.

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá Phelipe!
    Adorei a sua lista, Dela só li A Coisa (adooooooooro) e O Último Reino. Tenho bastante curiosidade para O Nome do Vento. Me diverti com os seus piores rs estava mega curiosa para Os Senhores dos Dinossauros mas já desisti. Quase comprei a Trilogia do Mago Negro e também já desisti. Do Divergente não curti nem o filme.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divergente e Insurgente são bons livros, mas Convergente é a diarreia da série!
      Leia o quando antes O Nome do Vento. O livro é fantástico! Kvothe é um dos melhores personagens que eu já tive o prazer de ler.
      Os Senhores dos Dinossauros, não é ruim, mas não é nem de longe razoável. Confuso, sem ação, enrolação, pouco dinossauro.
      O Clã dos Magos é uma merdona.

      Beijos!

      Excluir
  3. A Coisa realmente é um livro maravilhoso, deu até vontade de reler minha edição já surradinha. rsrs Eu queria muito ler esse O Clã dos Magos, mas vou deixar para outra oportunidade. Abs e ótimo 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. It é muito excelente! Devorei em 2 semanas o livro.

      Deixa pra ler O Clã dos Magos quando não existirem mais livros no mundo, Cassiana! Huahuhauuhahuah

      Abraços, te desejo um ótimo 2016 também!

      Excluir
  4. Li todo o top 5 melhores. O Império Final é meu livro preferido de fantasia e It meu preferido de terror. O Nome do Vento e O Último Vento gostei muito também. Somente o Protegido que gostei mas não tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai, Maurilei!
      Cara, fora essas do top 5 de melhores leituras, eu li outros excelentes também. Nesses "também excelentes", eu destaco O Trono de Diamante, O Filho do Dragão, Prince of Thorns, A Liga dos Artesãos e muitos outros.

      Ah, eu adorei O Protegido, não tanto pela história, mas sim pelo desenvolvimento dos personagens.

      Cara, notei que o Bom Livro já não estará mais em atividade, uma pena, pois muitas das minhas leituras da meta desse ano eu peguei por indicação das suas resenhas. Vai deixar saudades!

      Abração!

      Excluir
  5. Oi Phelipe

    Concordo plenamente com tudo que tu disse sobre O Nome do Vento e Mistborn! <3
    Já em relação aos outros livros que li da tua lista (Convergente e O Clã dos Magos), foram ruins sim, mas já li piores e acho que não entrariam no Top 5.
    Fiquei um pouco decepcionada com O Demônio Rei, já tinha ouvido bons comentários e adicionado à lista. E quando às Crônicas Saxônicas, só me deixou mais feliz, pois pretendo começar a série em breve! \o

    Abraços
    perfectpick001.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece as Crônicas Saxônicas o quanto antes, Mariana! Não sabe o que tá perdendo (ou agora sabe, sei lá hauhuaauhauahuau).

      Ah, eu achei que Convergente foi um dos piores do ano, pois até o livro Insurgente estava tudo bem, mas Convergente foi maçante e nada surpreendente. O Clã dos Magos foi minha maior decepção... Sem palavras.

      O Rei Demônio entrou na lista dos piores por não ter aquela pega Sword & Sorcery que a sinopse no mostra. Tem pouca magia, muita enrolação e etc. O final vale a pena e nos deixa instigados para ler as suas continuações.

      Um beijo!

      Excluir
  6. Olá :)
    Você falando assim de "O Rei Demônio" até me contagiou também rsrs muita gente já me falou que "Os Senhores dos Dinossauros" tenho certeza que fugirei deste, quero muito ler "Mistborn ", mas no momento não dar (to escrevendo tcc rsrs).

    Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, os únicos ali que eu odiei de verdade foram Convergente e o Clã dos Magos. Os Senhores dos Dinossauros foi uma ideia excelente, mas não muito bem explorada. O Rei Demônio até que é bacana, mas falta muita, muuuuuuuuuuita ação!

      Agora, todos os do top 5 de melhores leituras são altamente recomendados!

      Abraço!

      Excluir
  7. Tão bom ver esses livros como as melhores leituras... Brandon Sanderson \o/ Gênio.

    http://maresliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brandon Sanderson Deus, ele já passou de gênio há muito tempo atrás hahahaha!

      Abraços, Math!

      Excluir
  8. Oi,

    Dos melhores livros que leste apenas não li o do King, não consigo gostar do escritor embora lhe reconheça qualidade mas é muito descritivo.

    Ainda me falta terminar a serie Misborn do Sanderson, está para breve ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que o King descreve demais as coisas! Realmente, pra quem não gosta de detalhes em excesso ele é o tipo do autor que não agrada.
      Eu ainda preciso ler O Poço da Ascensão, pois no segundo semestre desse ano (se eu não me engano) a LeYa vai publicar O Herói das Eras por aqui.

      Abraço, Fiacha!

      Excluir