quarta-feira, 11 de maio de 2016

HERÓIS #3 - WILLIAM WALLACE

"HERÓIS" está de volta! Dessa vez eu decidi trazer pra vocês a história de um dos personagens históricos que serviu de inspiração para o melhor filme do mundo (minha opinião). Esse personagem, que é cercado de lendas, é ninguém menos que William Wallace.


Quem foi William Wallace?
William Wallace foi um guerreiro escocês que liderou seus compatriotas contra a dominação inglesa imposta pelo reinado de Eduardo I.

William Wallace nasceu em 1270, em Elderslie, Refrewshire, numa família da baixa nobreza. Pouquíssimo se sabe sobre seus primeiros anos e existem períodos significativos de sua vida que não possuem fontes históricas confiáveis.

Em 1296, Eduardo I se aproveitou da crise na sucessão do trono escocês (que estava vazio desde a morte de Alexander III) e se impôs como governante, adotando uma administração inglesa. Poucos meses após o acontecido, uma agitação começou a se generalizar entre os escoceses.

Em maio de 1297, Wallace atacou a cidade de Lanark e matou o xerife inglês William de Hazelrig. Acredita-se que Hazelrig assassinou Marian Braidfoot, esposa de William Wallace, como forma de represália pela rebeldia do escocês.

Após a morte do xerife, a agitação se transformou em rebelião. Diversos homens uniram-se a Wallace criando um exército de rebeldes que expulsou ingleses de Fife e Perthshire.

Em setembro de 1297, o exército de escoceses liderado por William Wallace derrotou uma grande tropa de ingleses no que ficou conhecida como a Batalha de Stirling Bridge. Esse e mais alguns sucessos militares enfraqueceram severamente o domínio inglês na Escócia. Não contente com isso, Wallace moveu seu exército para a Inglaterra, onde começou a lançar novos ataques.



Stirling Bridge Battle
No início de 1298, William foi nomeado cavaleiro e guardião do reino por John Baliol, o rei deposto da Escócia.

Com o choque da derrota em Stirling Bridge, os ingleses, comandados por Eduardo I, marcharam para o norte com o intuito de destruir a resistência e capturar William Wallace. Após muito tempo de marcha, ingleses e escoceses se enfrentaram em Falkirk. Os escoceses foram derrotados e, com isso, a esperança do povo morreu. William escapou com vida da batalha, renunciando seus títulos, que foram assumidos por Robert Bruce e John Comyn.

Wallace foi buscar ajuda na França, retornando à Escócia somente em 1303. Ao retornar, William ficou sabendo da trégua que Robert Bruce havia firmado com Eduardo I e, mais tarde, em 1304, John Comyn também aceitou.


Com uma recompensa para que o capturassem vivo ou morto, William fugiu. Foi capturado em 1305, perto de Glasgow, e de lá foi transportado para Londres, onde foi acusado e julgado por traição. William negou ser um traidor, pois nunca sequer jurou lealdade a Eduardo I.

William Wallace foi executado em 23 de Agosto de 1305. Foi enforcado até quase perder todos os sentidos, depois foi amarrado e teve suas entranhas arrancadas. Por último, sua cabeça foi cortada e seu corpo picado em pedaços. Eduardo I colocou a cabeça de William em um pique na Ponte de Londres, como sinal de advertência para outros "traidores".

Estátua de William Wallace em Aberdeen


O filme "Coração Valente" é inspirado na trajetória do herói escocês, desde sua infância até sua execução.

0
Mel Gibson como William Wallace

Espero que tenham gostado :)



5 comentários:

  1. Olá!
    ADOREI! Sou mega fã do filme, assisto desde criança, e adorei conhecer um pouco mais do heróis. FREEDOMMMMMMMMMMMMMM!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o melhor filme do mundo! A história do herói é bem contada no filme, mas ainda falta muita, muita coisa (coisas que até historiadores renomadas ainda não têm certeza se são críveis).

      Um abração!

      Excluir
  2. Lol, que doido
    Não sabia que Coração Valente tinha sido inspirado em um guerreiro real.

    L. xx
    meumundodalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então creio que foi bom ter conhecido um pouco mais da verdadeira história do heróis escocês, né, Lua? HAUHAUAHAUAH

      Um beijo!

      Excluir