quarta-feira, 8 de junho de 2016

RESENHA: GUERRA DO VELHO



Título: Guerra do Velho
Série: Guerra do Velho #1
Páginas: 368
Autor (a): John Scalzi
Editora: Aleph (2016)

Sinopse: "A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD – Forças Coloniais de Defesa. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos. John Perry vai aceitar esse desafio, e ele tem apenas uma vaga ideia do que pode esperar."

Já posso adiantar um pouco da resenha dizendo que esse é, sem nenhuma sombra de dúvidas, o melhor livro que eu li nesse primeiro semestre de 2016. Com uma capa bem chamativa (e polêmica - muitas pessoas criticaram o "Ve-lho"), Guerra do Velho é um prato cheio pra quem curte um bom Sci-fi com pitadas de humor (muitas pitadas).

Se o seu 75° aniversário está chegando, não perca tempo, aliste-se nas FCD!


As Forças Coloniais de Defesa (FCD) rodam o universo em busca de planetas que possam ser colonizados para a habitação humana. Sua principal missão, além de colonizar, é proteger essas colônias de qualquer ameaça alienígena. Para isso as FCD possuem soldados alta e tecnologicamente treinados para o combate com as misteriosas e numerosas raças alienígenas.

Para se voluntariar nas FCD, o humano precisa ter 75 anos completos e assinar um contrato onde ele se submete a cumprir, no mínimo, 2 anos de serviço militar - esses 2 anos podem se estender em 10 - e abdicar de tudo o que possui na Terra: bens materiais e, principalmente, sua vida.

Uma pessoa de 75 anos não possui o mesmo vigor de uma de 20, e esse é um dos maiores mistérios das FCD: como um idoso conseguirá lutar numa guerra intergalática?

A resposta é simples: todo ser humano alistado terá um corpo tecnologicamente rejuvenescido e ainda contará com o auxílio de diversas tecnologias de ponta acopladas ao seu novo "EU".



É por causa dessa proposta que John Perry, um senhor que está completando seu 75° aniversário, vai visitar o túmulo de sua falecida esposa pela última vez. Após isso, John se alista nas FCD.

Ao completar o alistamento, John parte rumo ao seu treinamento como recruta. Ainda à caminho do lugar onde iniciará seu treinamento, John conhece Harry e Jesse, dois idosos que também deixaram tudo para trás e estão em busca de novas aventuras e descobertas. Já na nave, Perry conhece as outras pessoas com quem formará o grupo de amigos chamado Velharias: Alan, Thomas, Susan e Maggie.

O verdadeiro treinamento começa em pouco tempo, e é aí que a história de verdade começa!


Guerra do Velho foi uma grata surpresa pra mim, além de ter sido o meu primeiro contato com as obras do escritor. Eu estou extremamente satisfeito com a qualidade da escrita de John Scalzi, que usou de uma narrativa em primeira pessoa com maestria.

John Scalzi narra muito bem as batalhas espacias, que são cheias de ação e em ritmo frenético. Em algumas batalhas podemos notar várias características das criaturas alienígenas

Dentre as raças alienígenas que Scalzi inseriu na trama, os Consu foram os que mais me chamaram a atenção e, posteriormente, os que mais me surpreenderam. Além dos Consu, Scalzi também teve o cuidado de inserir outras raças, sendo cada uma delas com características diferentes: algumas lutam por território, outras por motivos religiosos (?), e assim vai.

Consu, por James Stowe
Todos os personagens da trama são bem inseridos e muito bem desenvolvidos. É impossível não criar um laço de afinidade com todos os Velharias e mais alguns personagens que vão surgindo durante a trama. John Perry se mostra um exímio soldado e um excelente humorista. Não há como não dar risadas com as conversas entre John e seu BrainPal, ao qual ele deu o simples nome de Cuzão.

Guerra do Velho é um livro que se encerra sem pontas soltas. A série possui ao todo 9 livros, sendo 6 deles "canônicos". Os outros 3 são leituras curtas de histórias que se passam em alguma passagem de tempo entre um livro e outro. São indicados para aqueles leitores que sempre gostam de estar mais por dentro da série.

A obra de John Scalzi é altamente recomendada para todos que gostam de uma história recheada de batalhas espaciais e humor.

Jane Sagan. Guarde bem esse nome.

Avaliação:

12 comentários:

  1. Viva Phelipe.
    Mais uma excelente opinião. :)
    Uma dúvida, esse livro é livro livro? Não sei porquê tinha a sensação que era hq.
    Um abraço.
    Nuno

    www.noticiasdezallar.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Nuno!
      Pode ir com tudo pra cima, é livro livro mesmo! HAHUAHUHAUHA

      Um abração!

      Excluir
  2. A cada resenha que vejo desse livro fico com mais vontade de ler! Já to louca pra comprar o meu hahah
    Ah, e adorei sua resenha :)

    Que a força esteja com você,
    Paloma Borges - Blog Estante Fantástica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma!
      Deixa de enrolação e compra logo o livro! Cê tá perdendo uma das melhores leituras do ano!! AHUAHUAUAH

      Beijos!

      Excluir
  3. Cara, que livro sensacional!
    Eu devorei em um final de semana e leria mais mil vezes se pudesse, haha! Todo o clima criado pelo Scalzi é muito divertido... Nem os Consu escaparam do senso de humor do autor. Com certeza um dos melhores que eu li esse ano.
    Ótima resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, os Consu se mostraram uma raça alienígena muito interessante! Não vejo a hora de saber mais sobre eles e a Brigada Fantasma! Dei várias risadas com as tiradas do John Perry. Scalzi inseriu humor com maestria nesse livro!

      Um forte abraço!

      Excluir
  4. Toda vez que vejo essa capa sinto muito vontade de comprar e ler esse livro. Sua resenha está incrível e instigou ainda mais minha vontade de ler esse livro. Adoro livros com personagens engraçados e que não tiram a essência do livro.
    Quando os próximos livros da série serão lançados no Brasil?
    Sofro muito em esperar próximos lançamentos. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pode encomendar o seu, Jaqueline! Já que você gosta de personagens engraçados, vai adorar a dupla John e Harry! HAUAHAHUAHUAHUA
      Olha, Jaqueline, não vou nem arriscar um palpite sobre o lançamento do segundo volume, mas creio que possa sair no primeiro semestre do próximo ano.
      Também sou do time que não gosta de esperar muito tempo por lançamentos! HAUHAUHAUHAUHA

      Beijos!

      Excluir
  5. Só pelo 2º livro agora, Guerra do Velho é bom demais! o/

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2016/05/resenha-guerra-do-velho-john-scalzi.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #LançalogoAleph!!!
      Também já estou no aguardo da sequência! HUAHUAUHAU

      Um forte abraço, desbravador!

      Excluir
  6. Estou com muita vontade de ler esse livro, são tantas resenhas positivas a respeito dele! Não sabia que ele tinha essa pitada de humor que acho que sempre cai bem nos livros. A capa é maravilhosa e não me incomoda nem um pouco. Essas imagens tem no livro? Achei super legais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra logo o seu exemplar e mata essa vontade, Carla! Scalzi colocou o humor na obra na dosagem correta e da forma mais engraçada possível!
      As imagens eu achei no Deviantart (que é onde eu pego a maioria das fanarts que eu coloco nas resenhas). É só colocar o nome do livro, escritor ou personagem na ferramenta de busca do site e se divertir!!

      Um beijo!

      Excluir